
JOSÉ INÊS LOURO
Médico filólogo e escritor, nasceu em Arcozêlo da Serra, em 30 de julho de 1905 e morreu a 30 de março de 1969.
Da Faculdade de Medicina do Porto, possui o curso de Medicina Sanitária, também da mesma Faculdade, e do Instituto de Orientação Profissional Maria Luísa Barbosa de Carvalho (perito orientador).
Foi médico em Arcozelo da Serra (Gouveia) cerca de 2 anos, passando a exercer no Porto até princípios de 1946, ao mesmo que se consagrava a estudos filológicos e à investigação científica (psicologia experimental, psicotécnica, etc).
É investigador e vice-secretário do Centro de Estudos Filológicos, bolseiro do Instituto para a Alta Cultura e pertenceu à Comissão do Dicionário da Académica das Ciências de Lisboa.
Participou em vários congressos internacionais.
Tem muitas colaborações disseminada por jornais e revistas mas acentuadamente mais no Portugal Médico, Jornal do Médico, Revista de Portugal - Língua Portuguesa, O Comércio do Porto, Boletim de Filologia, Pensamento, Brasília, etc...
Publicou os seguintes Trabalhos:
- O Grego Aplicado à Linguagem Científica..., (Porto, 1940- 1941), vol. de 256 pág;
- Questões de Linguagem Técnica e Geral (Porto, 1944), vol. de 100 pág. (formato grande);
- Linguagem Médica Luso - Brasileira - Uma questão morfo-semântica, separata do número inaugural de Brasília (Coimbra, 1942);
- diversas separatas sobre "Linguagem Médica", nomenclatura física, etc...
Tem elaborados extensos trabalhos sobre Antropotipologia (Bio-tipologia), Sociologia e Política Científica, Psicotécnica (trabalhos científicos inteiramente originais), etc., bem como vocabulário técnicos de Botânica, Histologia e Anatomia.
Pertence à Redacção do Jornal do Médico.