Vídeos - DGS

Freguesia de Gouveia

FREGUESIAS: CADA CASO É UM CASO

ANAFRE

O Presidente da Junta de Freguesia de Gouveia defendeu um acompanhamento e um escrutínio muito estreito, da proposta de lei que o Governo pretende apresentar na Assembleia da república, tendente à reconfiguração do actual mapa do universo das Freguesias.

João Amaro falava na última reunião do Conselho Geral da Associação Nacional de Freguesias, realizado este sábado em Coimbra, apelando à ANAFRE para um acompanhamento e uma posição muito objectiva sobre o novo regime jurídico que virá regulamentar esta matéria, quer com a possibilidade de criação de novas Freguesias, bem como a resolução "dos casos mal decididos" com a possibilidade de desagregação das “infelizes uniões de freguesias, criadas no malfadado processo de 2013” e que levou à extinção de quase 1.200 freguesias.

O autarca de Gouveia lembrou que se trata de “uma matéria muito sensível, em que cada caso é um caso, não podendo existir uma mesma bitola para solucionar realidades diferentes”. Num outro âmbito da sua intervenção, João Amaro alertou para os alarmantes sinais de investida contra o nosso regime democrático e as suas instituições, “um ataque sistemático perpetrado por fenómenos emergentes de populismos, não só contra o Serviço Nacional de saúde ou a Escola Pública, mas também contra o próprio Poder Local democrático”. “Se é certo que a nossa reacção não deverá contribuir para dar visibilidade a esses novos arremedos fascizantes, também não é menos verdade que não podemos ser indiferentes, sob pena de sermos coniventes, com quem quer destruir o melhor que o nosso regime democrático tem sabido construir”, finalizou João Amaro.

Tópicos: Anafre, Gouveia