AUTARCAS DE FREGUESIA EM ENCONTRO DISTRITAL

Promovida pela sua delegação distrital, a ANAFRE-Associação Nacional de Freguesias levou a efeito, no passado sábado, o seu I Encontro Distrital.

A reunião teve lugar na Guarda e juntou cerca de 150 participantes, entre funcionários e autarcas de Freguesia de todo o Distrito.

A parte da manhã foi destinada a acções de formação que incidiram sobre as atribuições, competências e funcionamento dos órgãos das Freguesias, gestão de recursos humanos e procedimentos administrativos, finanças e contabilidade.

A parte da tarde foi de análise e debate sobre os problemas e temas mais candentes que, na actualidade, se colocam ao universo da Freguesias, mormente as decorrentes da reforma administrativa que levou à agregação/extinção de mais de um milhar de Freguesias e a observância da nova legislação que, entretanto, veio enquadrar a vida autárquica.

Neste encontro, João Amaro, Presidente da Junta de Freguesia de Gouveia que é também o Presidente da Mesa da ANAFRE distrital, voltou a realçar as “muitas incongruências que se manifestam no actual quadro legislativo, respeitante às freguesias, nomeadamente ao nível das suas competências e financiamento”.

Tópicos: Anafre, Autarcas, Freguesias