TOPONÍMIA DE GOUVEIA: MUITO A FAZER

Topnímia
Toponímia de Gouveia

João Amaro, Presidente da Junta de Freguesia de Gouveia, justificou a necessidade de elaboração do "Dicionário da Toponímia de Gouveia", uma obra que "explique e imortalize os nomes e as personalidades, que são importantes pedaços da História da nossa terra".

Este desafio foi lançado, esta tarde, na Guarda, no decurso da sua intervenção no III Fórum de Toponímia organizado pelo Instituto Politécnico local.

O autarca da Freguesia proferiu uma intervenção sobre a evolução da toponímia da nossa Cidade - "Toponímia de Gouveia: mudam-se os tempos, permanece a tradição" - na qual defendeu, ainda, "a uniformização de todas as placas toponímicas, não só por uma questão de sensibilidade estética mas, sobretudo, por respeito de memórias que nos compete, condignamente, preservar".

Neste encontro participou também outro gouveense, o Dr. Alípio de Melo, que dissertou sobre "Toponímia Maçónica no Distrito.

Leia, escute e veja mais em:

Tópicos: Gouveia, Toponímia, IPG Guarda