GOUVEIA DE LUTO. FALECEU JOÃO PENICHEIRO

João Penicheiro
Outubro/2013: João Penicheiro na cerimónia da tomada de posse dos órgãos da nova Freguesia de Gouveia

João Maria Penicheiro, antigo Presidente da Junta da agregada Freguesia de S. Pedro, e um dos decanos ex-Autarcas do nosso Concelho e do nosso País, faleceu esta manhã.

Autarca de Freguesia desde as primeiras eleições do Poder Local democrático, João Penicheiro presidiu aos destinos de S. Pedro até Outubro de 2005 sendo também, por inerência, membro da Assembleia Municipal de Gouveia.

Entusiasta do associativismo autárquico, esteve na criação da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e na instalação, em Gouveia, da sua delegação distrital, da qual foi responsável.

Bairrista e amante da sua terra, durante a sua longa vida, João Penicheiro foi dirigente e colaborador de praticamente todas as colectividades e associações desta Cidade.

João Penicheiro tinha 90 anos de idade e dera entrada, na noite anterior, no Hospital Distrital da Guarda com problemas do foro cardíaco.

O seu corpo ficará em câmara ardente na Igreja da Misericódia, realizando-se o seu funeral amanhã (domingo), pelas 16.00 horas.

Neste momento de profunda tristeza, os órgãos e os Autarcas da Freguesia de Gouveia, interpretando o sentir de todos os gouveenses, expressam o seu profundo pesar pelo falecimento de uma personalidade ímpar no contexto do poder local e manifestam os seus sentidos pêsames e a sua solidariedade à sua família.

Tópicos: João Penicheiro, Autarcas, Freguesia de S. Pedro