III Encontro Distrital de Autarcas de Freguesia

GOUVEIA RECEBEU FREGUESIAS DO DISTRITO

III Enontro distrital de Autarcas de Freguesia

Como anunciámos, Gouveia foi palco, este sábado, do III Encontro Distrital de Autarcas de Freguesia, iniciativa da Delegação da ANAFRE e que contou com o patrocínio do Município de Gouveia.

Cerca de uma centena de participantes, entre Presidentes de Junta, membros dos executivos e das Assembleias de Freguesia, analisaram e debateram vários temas e questões do nosso universo autárquico, conforme previsto no programa deste Encontro.

O período da manhã, depois da sessão de abertura em que participaram João Amaro, Presidente da Junta de Freguesia de Gouveia, Armando Vieira, Vice-Presidente da ANAFRE e Luís Gil Barreirtos, Presidente da Assembleia Municipal, proporcionou uma primeira abordagem sobre “boas práticas” no relacionamento e nas parcerias Freguesias/Municípios, no contexto distrital, seguindo-se um painel de informação e discussão de matérias que fazem parte da agenda da presente legislatura e que contou com as presenças e intervenções dos senhores Deputados Santinho Pacheco (PS), Ângela Guerra (PSD) e Pedro Soares (BE).

O período da tarde começou com um singular momento cultural, proporcionado pelo Grupo “Escola Velha-Teatro de Gouveia” que levou ao palco uma versão compacta do espectáculo musical “40 Anos de Poder Local”, estreado no passado mês de Fevereiro e que a todos muito agradou.

Seguiu-se outro momento especial e único, já com a presença do Presidente da Direcção da ANAFRE, Pedro Cegonho: a apresentação do livro “A Freguesia como Divisão Administrativa em Portugal-Breve retrospectiva histórico-jurídica”, uma edição patrocinada em exclusivo pela ANAFRE, da autoria do gouveense Dr. Diogo Figueiredo Ferreira, instado que foi a passar para o papel a matéria versada numa palestra proferida em Junho de 2016, a convite da Junta de Freguesia de Gouveia.

A apresentação desta obra foi feita pelo Professor Doutor António Cândido de Oliveira, catedrático de direito na Universidade do Minho.

Esta jornada, cujo balanço se revelou deveras positivo, encerrou com as intervenções dos Senhores Presidente da ANAFRE, Pedro Cegonho, e Presidente da Câmara Municipal, Luís Tadeu.

Tópicos: Anafre, Gouveia, Anafre III Encontro Distrital