Freguesia de Gouveia

EDIFÍCIO DE S. PEDRO: REABILITAÇÃO EXEMPLAR

inauguraçãosejunta

Casa cheia, ontem, na inauguração do espaço renovado do edifício de S. Pedro, pontificando muitas dezenas de actuais e antigos autarcas das agregadas Freguesias de S. Pedro e S. Julião.

Depois da cerimónia da bênção das instalações, pelo Padre Carlos Jacob, os Presidentes da Junta de Freguesia, João Amaro, e da Câmara Municipal, Luís Tadeu, abordaram o momento especial que se estava a viver, com a conclusão das obras de reabilitação de um edifício singular e emblemático de Gouveia.

João Amaro justificou a intervenção num imóvel edificado há cerca de 30 anos e que, devido a vários constrangimentos estruturais da sua construção, há muito requeria esta operação de reabilitação. "Metade da cobertura não tinha placa, ameaçando ruína, chovia copiosamente em metade da sua área, a humidade era tanta que nasciam fungos nas paredes, o pavimento estava completamente degradado", disse João Amaro, na justificação para as obras que tiveram de empreender, "referindo, por isso, "que esta beneficiação não nasceu de nenhum capricho ou de qualquer ímpeto despesista por parte do executivo da Freguesia".

Para o autarca da Freguesia de Gouveia, esta obra é também "uma forma de homenagear aqueles que foram os precursores da construção do edifício, num ano especial em que se comemoram os 40 anos de poder local democrático".

"Preservar, reabilitar e rentabilizar o património que nos legam, mais do que um dever, é um imperativo pelo respeito e em memória de quem nos antecedeu", disse João Amaro, que aproveitou para referir que os nomes de João Penicheiro, Augusto Manta e Rui Trindade Manta - os primeiros autarcas do executivo de S. Pedro eleitos após o 25 de Abril de 1974 e que exerceram a sua função durante cerca de três décadas - ficariam a partir de agora devidamente perpetuados com a atribuição dos seus nomes a três espaços diferenciados daquele imóvel.

Na mesma circunstância, foi ainda descerrada uma placa alusiva ao exercício do Poder Local democrático na agregada Freguesia de S. Pedro com a inscrição dos nomes de todos quantos - na Junta ou na Assembleia de Freguesia - foram eleitos e desempenharam funções desde 1976 até 2013, ano em que foi determinada a junção das duas Freguesias urbanas da Cidade.

A recuperação e remodelação da área administrativa deste edifício, correspondente à 2ª fase da reabilitação total do imóvel, ascendeu a cerca de 30 mil euros, suportados pela Junta de Freguesia com o apoio do Município que financiou a obra em cerca de metade dos seus custos.

Tópicos: Gouveia, Freguesia de Gouveia, Inauguração da sede da junta