Freguesia de Gouveia

UM NOVO BRASÃO, NOS 100 ANOS DE FREGUESIAS

No próximo dia 23 de Junho, assinalam-se os 100 anos da Lei n.º 621, de 23 de Junho de 1916, uma decisão do governo da I República, através da qual as "paróquias civis" passaram a ter a denominação oficial de "freguesias".

Correspondendo à mesma unidade territorial, institui-se então a designação comum de «Junta da Freguesia» e, concomitantemente, as suas competências e forma de gestão.

É, pois, uma data de grande importância, pelo seu significado histórico e político que não podíamos deixar de assinalar, ainda por cima num ano em que, por coincidência, também se comemoram os 40 anos das primeiras eleições do Poder Local democrático.

Assim, naquele dia (23 de Junho), às 21.00 horas, no Auditório do Grupo "Escola Velha" - e em parceria com este grupo de teatro gouveense -, a Junta de Freguesia de Gouveia vai promover uma conjunto de 3 acções que não deixarão de ser marcantes e que honram a celebração desta efeméride.

Começando pela apresentação de um pequeno quadro teatral, dramatizado e apresentado pelo grupo "Escola Velha", seguindo-se uma breve palestra, a proferir pelo Dr. Diogo Figueiredo Ferreira, sobre "a freguesia como divisão administrtiva em Portugal" e terminando com a apresentação da nova simbologia heráldica da Freguesia de Gouveia (novo brasão, bandeira e selo).

Tópicos: Gouveia, Freguesia de Gouveia, Brasão, 100 Anos de freguesias

Imprimir Email