AUTARCAS DE FREGUESIA EM ENCONTRO DISTRITAL

AUTARCAS DE FREGUESIA
EM ENCONTRO DISTRITAL

Com presença de cerca de uma centena de participantes, entre autarcas de Freguesia, funcionários e colaboradores, realizou-se no passado sábado (dia 14), em Seia, o II Encontro de Freguesias do Distrito da Guarda.

Promovido pela delegação distrital da ANAFRE, esta reunião – para além do convívio e da troca de experiências entre os eleitos locais – proporcionou várias abordagens que, na actualidade, fazem parte da agenda e da realidade das nossas Freguesias.

Temas como a reavaliação da reorganização administrativa que levou à extinção de mais de um milhar de Freguesias, a acção e o exercício sobre os procedimentos internos das freguesias, as questões jurídico-legais decorrentes da nossa actividade autárquica, o funcionamento e as potencialidades da nova plataforma e-freguesias e, ainda, o caderno reivindicativo da ANAFRE a nível nacional, estiveram em discussão e debate neste importante encontro.

Neste plenário foram igualmente apresentadas as iniciativas que a Delegação Distrital pretende concretizar, com o apoio do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), com particular realce no âmbito dos 40 anos das primeiras eleições locais, efeméride que este ano se assinala.

No decurso dos trabalhos esteve presente o Presidente da ANAFRE, Dr. Pedro Cegonho, bem como representantes Município de Seia, cujo apoio foi fundamental para a realização deste Encontro.

Tópicos: Anafre, Autarcas, Gouveia, Freguesias