GOUVEIA CELEBRA 150 ANOS DO NASCIMENTO DE FERNÃO BOTTO MACHADO

Fernão Botto Machado

Por deliberação unânime da Assembleia Municipal, Gouveia está a assinalar os 150 anos do nascimento de Fernão Botto Machado, ínsigne gouveense e ilustre figura da República. Contando com o apoio da Câmara Municipal, as comemorações tiveram início nos passado dia 19, com a realização de um colóquio - "Fernão Botto Machado entre a Monarquia e a República" - tendo Alípio de Melo e José Mota como palestrantes.

No mesmo dia, à noite, no Teatro-Cine, foi a vez de a conceituada filarmónica Sociedade Musical Gouveense ter proporcionado um "Concerto para Fernão Botto Machado".

No domingo (20), inaugurou-se o monumento evocativo desta importante personalidade, bem como a exposição sobre a sua Vida e Obra que continua patente na Galeria de Exposições João Abel Manta.

Esta primeira fase das comemorações encerrou com uma sessão evocativa que teve lugar no salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo ainda sido apresentada (e distribuída) a reedição da obra "No Parlamento".

Tópicos: Gouveia, Fernão Botto Machado